Seguindo no nosso espírito copístico, trago do site www.suapesquisa.com o seguinte:
Os momentos e dados mais curiosos sobre a história das copas do mundo de futebol:
- Na Copa do Uruguai, realizada em 1930, um jogador chamou a atenção de todos. O uruguaio Héctor Castro não possuía uma das mãos. Em função deste problema físico e de sua habilidade com a bola no pé, ganhou o apelido de "o divino manco". (num certo país, uma certa pessoa pediu aposentadoria por ter “perdido” o dedinho mínimo. Ele também se acha “o divino” …)
- A Copa do Mundo de 1962 foi uma das mais violentas de todos os tempos. Nos cinco primeiros dias de jogos, cerca de 50 jogadores ficaram contundidos em função de jogadas violentas. (um jogador italiano teve o nariz QUEBRADO pelo jogador do Chile. O que aconteceu? Nadica de nada …)
- A Tunísia foi o primeiro país da África a vencer uma partida pela Copa do Mundo. Os tunisianos venceram os mexicanos por 3 a 1 na Copa do Mundo da Argentina (1978). (A melhor derrota da Argentina foi contra Camarões, em 1990, no jogo de abertura.)
- A maior goleada da história da Copa do Mundo ocorreu na Espanha em 1982. A Hungria venceu El Salvador pelo placar de 10 a 1. (Ganhou de dez, mas perdeu de 4 – hein? – da Argentina e ficou de fora da segunda fase. Que adiantou …?)
- Em 1982, na Copa da Espanha, o sheik do Kuait invadiu o campo e pediu a anulação do jogo em que a equipe de seu país perdeu para a França pelo placar de 4 a 1. (Lá como cá …)
- Na Copa do Mundo do México (1986), os brasileiros ficaram surpresos antes do jogo entre Brasil e Espanha. Em vez de tocar o Hino Nacional Brasileiro, tocou o Hino à Bandeira. (E alguém se deu conta …?)
- Na Copa realizada nos Estados Unidos, em 1994, um fato muito curioso ocorreu no jogo entre Bulgária e México. O defensor mexicano Marcelino Bernal, ao tentar salvar uma bola, exagerou na força e acabou quebrando a trave. (Excesso de toddynho …)
- Na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, realizada em 2002, ocorreu o gol mais rápido da história da competição. O jogador turco Hakan Sukur marcou aos 11 segundos um gol contra a seleção da Coréia do Sul. (Aliás, a Turquia tinha, também, o goleiro mais bonito, o Rustu, seguido de perto pelo goleiro inglês, o Seaman)
- Na base da Taça da Copa do Mundo de Futebol existe espaço para gravar o nome das seleções campeãs somente até o ano de 2038. (Tudo bem, o mundo vai acabar em 2012, mesmo. E o meu aparelho de videocassete – sim, eu ainda tenho um – está programado para 2011, ou seja, no ano que vem …)
- A primeira Copa do Mundo de Futebol a ter um mascote foi a de 1966, na Inglaterra. Era um leãozinho chamado Willie. (Pura viadagem …)
- Na Copa da Alemanha de 1974, a seleção da Holanda ganhou o apelido de "Laranja Mecânica", graças ao encantador futebol apresentado. (Destruidora, como o anti-herói do filme homônimo. Só que, na hora da onça beber água, perdeu para a Alemanha Ocidental do Beckenbauer)
- Na final da Copa do Mundo de 1990, na Itália, o árbitro esqueceu de olhar o tempo no relógio, e o primeiro tempo chegou aos 53 minutos. (duvido que ele estivesse gostando daquele pasticcio …)
- Até a Copa do Mundo de 2006, já foram disputadas 708 partidas.
- O jogador mais jovem a jogar uma partida de Copa do Mundo foi o irlandês Norman Whiteside. Ele disputou a Copa realizada na Espanha em 1982, com apenas 17 anos.
- A maior média de gols em uma Copa foi a de 1954 (Suíça). Foram marcados, em média, 5,4 gols por partida. (Não, eu não vi essa Copa. Estava nos planos de papi&mami)
- A menor média de gols em uma Copa foi a de 1990, na Itália. Na ocasião, foram marcados, em média, 2,21 gols por partida. (Um desses gols foi feito pelo Canniggia, num passe de maradona – eu não uso maiúsculas para certas criaturas – contra o Brasil. Era o início da era Dunga, o Huno de Ijuí)
- A Copa do Mundo do México (1970) foi a primeira a ter as partidas transmitidas pela televisão. (Sim, essa, eu vi. Um dos jogos, aliás, eu estava fazendo a lição da aula de desenho. O Brasil se matando para ganhar da Romênia por 3x2 e eu às voltas com compasso, transferidor, régua …)
- Em todas as Copas do Mundo, até 2006, foram marcados 2063 gols. (O mais bonito? O do Carlos Alberto, na final de 1970, contra a Itália)
- A Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, foi a única edição que não teve eliminatórias. (E quase não teve Copa. Jules Rimet teve de implorar para alguns países participarem da Copa …)
- A edição da Copa que teve o maior número de gols foi a de 1998, na França. Nesta copa foram marcados 171 gols. (171?? Depois daquela “coisa” que deu no Ronaldinho Gordo? Dá o que pensar …)
- Os cartões vermelho e amarelo foram utilizados pela primeira vez em Copas do Mundo em 1970, no México. (Desde então, os juízes vêm fazendo uma lambança com os tais cartões …!)
- A seleção da Suíça não tomou nenhum gol na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. (Só tomou três penais no jogo contra a Ucrânia.)
- O goleiro que ficou o maior tempo sem tomar gols em uma Copa do Mundo foi o italiano Walter Zenga. Ele conseguiu ficar, na Copa de 1990, 517 minutos sem sofrer gols. (Mas quem ganhou a Copa foi a Alemanha …)
- O camaronês Roger Milla foi o jogador mais velho a marcar um gol em Copas do Mundo. Aos 42 anos e 39 dias, Milla marcou o único gol da seleção de Camarões na derrota para a Rússia na Copa de 1994.
- O jogador mais novo a marcar um gol em Copa do Mundo foi o brasileiro Pelé. Com apenas 17 anos e 239 dias, ele marcou um gol contra a seleção do País de Gales, em 1958.
- O maior artilheiro de todos os tempos da história da Copa do Mundo é o brasileiro Ronaldo. Ele participou de 4 Copas do Mundo (de 1994 a 2006) e marcou 15 gols. Já o francês Just Fontaine é o maior artilheiro em uma única Copa. Na Copa do Mundo de 1954, realizada na França, Fontaine marcou 13 gols.
- A maior média de gols em uma copa do mundo ocorreu no ano de 1954 (Suíça) com a elevada média de 5,38 gols por partida (total de 140 gols). Já a Copa com menor número de gols foi a de 1990, na Itália, com apenas 115 gols e uma média de 2,21 por partida. (Haha, em 1954, a Coréia do Sul foi o saco de pancadas do pessoal: 9x0 da Hungria, 7x0 daTurquia)
- A seleção com maior número de cartões vermelhos acumulados em copas do mundo é da Argentina. No total, são 10 cartões vermelhos. O Brasil vem em segundo lugar com 9 cartões vermelhos. (Não é de se espantar …)
- Brasil e Alemanha são os maiores finalistas de todos os tempos. As duas seleções chegaram 7 vezes em finais de Copas do Mundo. (E fizeram uma final entre si, em 2002. 2x0 para o brasil, gols do Ronaldo, el Sancho, e defesas e São marcos de Oriente …