27/06/2010

Estou quase curada

Sei não, mas, depois do que vi no jogo de hoje entre Alemanha e Inglaterra, acho que não teremos (graças a D’us!) a chance de ver Maradona correndo desnudo por las calles de Buenos Aires. A gente é ruim, mas não a ponto de merecer esse tipo de castigo. Alemanha 4 x 1 Inglaterra. E o juiz passou a mão em um gol dos ingleses. Vai ser a tradicional choradeira, mas, tudo bem.

enquanto isso, o HistoricLOLs.com sai-se com uma excelente, ainda com relação à Copa 2010:

Historic LOLS_Vuvuzela                    Sim, tá enchendo de montão.

E só para mostrar que eu não estou sofrendo de nenhum transtorno “pissíquico”, mostro-lhes uma bela imagem:

Pose_For_Me_Vivien           Viven Leigh, nossa eterna Scarlett O’Hara

26/06/2010

Limpando os armários.

Oy, olha eu aqui, sofrendo por causa de uma partida de futebol (como naquela música do Skank). Oitavas–de-final eeu fico dividida: Uruguai ou Coréia do Sul? Gana ou Estados Unidos (o jogo está 1x1 e os americanos estão roendo pelas beiradas. Mas eu não estou vendo.)

O que me trouxe aqui foi falar sobre uma coisa que me deixou com dor de cabeça, realmente: um pai que espancou seu filho a socos até matá-lo. Detalhe: a criança tinha oito meses. OITO MESES! E a – perdão pela má palavra – mãe ajudou. Detalhe: na página em que estava esta notícia, havia outras. Muitas outras. Demasiadas notícias sobre pais espancando filhos até a morte. Ou de pais, avós, padrastos violentando suas filhas – e filhos. Em que mundo estamos vivendo? Que eu saiba, animais não fazem isso. Machos comem os filhotes, quando eles nascem, mas as mães são espertas o suficiente para afastar os recém-nascidos da sina. Entre os que se chamam “humanos”, as mães costumam ajudar os machos (mesmo?) a liquidar com a cria. Espera aí! Eu não tive filhos, mas acompanhei um bocado de gestações. Duas de minha irmã, várias de amigas dos lugares onde trabalhei. Sei dos trabalhos, das angústias, das dúvidas e da imensa alegria que acontece quando o bebê aparece no mundo.

Quando eu era jovem, pré-adolescente, morava num apartamento. Uma de nossas vizinhas tinha três filhas. As meninas eram espancadas em rodízio, vinte e quatro horas por dia, sete dias na semana. Não havia, para aquela “mulher”, dia santo ou feriando. Um dia, ela colocou dentro de casa um “namorado”. E o “macho” se especializou em espancar as meninas, no mesmo rodízio, 24x7. Um dia, conseguiram tirar as meninas da casa. Elas pediram para voltar. Para serem espancadas, 24x7. Por que um ser “humano” faz isso?  E por que eu estou falando sobre isso? Porque o blog é meu e eu falo sobre o que eu quiser, claro. Acontece que essas “cenas” (auditivas, claro) marcaram-me de uma forma que eu, de todas as formas, tento exorcizar. Já falei em terapia, já escrevi no meu diário de papel, já falei com minha irmã, já falei com o mundo. E esse horror não cicatriza. Sabe, é como se eu quisesse passar uma lixa d’água nessas memórias, para elas serem raspadas da minha alma, para que a pele pudesse cicatrizar e eu pudesse ter uma nova vida. Saeb, eu gostaria que essas memórias fossem como um arquivo de computador, que eu pudesse selecionar e deletar, jogar no lixo forever-and-ever. Até hoje, um rabinho fica e eu não consigo esquecer. Não, eu nunca fui espancada daquela forma, aliás, nunca me bateram. E nem desejo, ocultamente, ser tratada daquele jeito. Eu sou um SER HUMAN, não um animal. Aliás, não se trata um animal daquele jeito, quanto mais um ser humano.

Hoje estou meio com a “senhora macaca”. Briguei com o carinha do telemarketing da LBV. Porque ele veio me tratando por apelido – coisaque eu, com certeza, não dei autorização. Segundo, que ele veio me falando de um “centro cultural” ou coisa parecida, e eu não faço parte de centro cultural nenhum. Depois, me diz que vai fazer um pedido de doação e não vai fazê-lo mais durante um ano. Aí o fiozinho desencapado funcionou. E eu falei: como pode ser isso, se todo mês eu recebo uma ligação de vocês? Vocês me dizem que vão me ligar apenas dentro de um ano e eu recebo ligação todos os meses? Claro que eu não fiz doação alguma. Eu não quero ser tratada como idota. Não tenho a consciência pesada nem o coração mole – isso é mentira, eu tenho o coração mole, sim. E, quem sabe, sou e serei vítima de inúmeros golpes. Afinal, eu moro no Brasil, pois não? Sou enganada 24x7, incluindo dias santos e feriados. O que me assustou foi afrieza com que eu tratei o telemarqueteiro. Parecia um  esboço de Michael Corleone. “Não me insulte com suas desculpas”. Eu sei que ele não falou isso, mas teria tudo para falar, se ele tivesse tempo. Seguinte: eu sou difícil para caridade. Já fui melhor – ou mais trouxa? Não sei. Só sei que eu precisava falar sobre isso.

Numa hora em que estiver um pouquinho menos azeda, falareiu sobre minhas experiências com grupos de maluquinhos. Vai ser divertido.

O jogo se encaminha para a prorrogação. Quem estiver menos cansado, leva.

UPDATE – Deu Ghana. Vai ser um jogo interessante, Uruguai vs Ghana.  Mas os rapazes de Tio Sam portaqram-se com bravura. Gostei deles.

19/06/2010

Copa e outras coisinhas

Eu não sei quantos de vocês estão acompanhando, jogo a jogo, a South Africa 2010. Eu estou. Já que trabalho em ambiente interno, sem telefone para atender, sem cliente para dar atenção, eu coloco apenas um fone no ouvido e vou acompanhando as jogadas, as defesas, as %$*&#adas que o juiz comete. Isso, quando não tem jogo do Brasil-sil-sil, quando a gente tem permissão para deixar o monitor de lado, junto com os estupradores de menores, os traficante de crack e cocaína, os políitcos que são investigados por improbidade administrativa, os foragidos da justiça que têm mandados de prisão em seu desfavor. Não vou negar: juntei-me ao pessoal para ver Brasil x Coréia do Norte. Primeiro, fiquei na famosa sinuca de bico, pois não estou torcendo tanto para a seleção nacional (gosto de você mas não é muuuuuito …), mas também me recuso a torcer para a seleção de um país comunista. Quarenta minutos do primeiro tempo, eu voltei para os meus criminosos habituais. Não deu. Aquilo que a gente viu era jogo digno de homens que ganham sei lá eu quantos mil euros POR MÊS?? Não vou fazer discurso sobre o quanto o brasileiro médio ganha, pois isso é papo de estudante de segundo ano de Sociologia da USP (quando eu penso que EU sustento esses vagabundos, me dá uma crise de urticária. Estou falando dos estudantes (rá!) de Sociologia, Ciências Sociais, Filosofia, Assistência Social, História, Geografia …)

Nussa!_Chongas_thumb[2]

Voltando à Copa 2010. Os jogos do campeonato “Desafio ao Galo”, de futebol de várzea, apresentava jogos mais emocionantes. E com jogadores muito mais baratos, podem acreditar.

 BambisCom_Chongas_thumb[2]

Como sempre, torcendo contra a Argh-entina. Eles são o meu “curintcha”. Os caras estão jogando bem, concordo. Mas eu perco o sono, pensando se os “hermanos” ganham e o Maradona corre, pelado, pelas calles de mi Buenos Aires querido. Vamos convir que o Verón seria MUITO mais bonito de se ver …

Enquanto escrevo, espero o “logiciel” baixar o episódio de n. 13 de “Lie to me”. Sim, eu costumava odiar Tim Roth. Agora …!

12/06/2010

Copa & Cozinha

Certo, não vai ser fácil falar sobre copa do mundo com todo mundo falando sobre isso 24/7 e com muito, mais autoridade que eu.Falarei como torcedora e como observadora científica de coxas bem definidas de jogadores.

Hoje, segundo dia dos jogos, tivemos Argentina 1 x 0 Nigéria. E o que os hermanos pediram para tomar gol …! Uma coisa só: Verón continua sendo um gatão. Tivemos Coréia do Sul 2x 0 Grécia. Não vi o jogo pois estava no supermercado, fazendo o ”rancho”. Podem me matar – incluindo o gerente do banco- mas eu gosto de fazer compras no supermercado. Eu e minha listinha.

Agora à tarde, Inglaterra 1 x 1 Estados Unidos. Os súditos de Elizabeth estavam implorando para tomar uma virada histórica. Os meninos de Tio Sam resolveram deixar para outra oportunidade? Os boys jogaram muito bem. E o gol que a Inglaterra tomou … Não foi um frango. Nem um peru. Muito menos um Chester. Foi uma … como direi? Uma AVESTRUZ!!! Foi uma coisa grotesca!

Agora, o que enche os ouvidos, MESMO, são as tais vuvuzelas. Cornetas. Gente, aquilo, dentro do estádio, faz com que se tenha a impressão viva de estar dentro de uma casa de marimbondos. Aquilo deve enervar qualquer ser humano.

Passando para o campo doméstico, foi de lascar a declaração da candidata à presidência pelo Partido Verde – no qual não voto mais, nem para presidente de parquinho de diversões. A senhorinha – que eu acho extremamente parecida com a D. Baratinha do conto infantil – saiu-se com uma coisa mais ou menos assim: que em primeiro de janeiro de 2011 o Brasil terá a primeira mulher negra e pobre na presidência.  Primeiro: ela NÃO é negra. Segundo: ela pode não ter grandes posses, mas … pobre? A mim, senhorinha, não enganas!

05/06/2010

O que você queria saber sobre as copas

Seguindo no nosso espírito copístico, trago do site www.suapesquisa.com o seguinte:

Os momentos e dados mais curiosos sobre a história das copas do mundo de futebol:

- Na Copa do Uruguai, realizada em 1930, um jogador chamou a atenção de todos. O uruguaio Héctor Castro não possuía uma das mãos. Em função deste problema físico e de sua habilidade com a bola no pé, ganhou o apelido de "o divino manco". (num certo país, uma certa pessoa pediu aposentadoria por ter “perdido” o dedinho mínimo. Ele também se acha “o divino” …)

- A Copa do Mundo de 1962 foi uma das mais violentas de todos os tempos. Nos cinco primeiros dias de jogos, cerca de 50 jogadores ficaram contundidos em função de jogadas violentas. (um jogador italiano teve o nariz QUEBRADO pelo jogador do Chile. O que aconteceu? Nadica de nada …)

- A Tunísia foi o primeiro país da África a vencer uma partida pela Copa do Mundo. Os tunisianos venceram os mexicanos por 3 a 1 na Copa do Mundo da Argentina (1978). (A melhor derrota da Argentina foi contra Camarões, em 1990, no jogo de abertura.)

- A maior goleada da história da Copa do Mundo ocorreu na Espanha em 1982. A Hungria venceu El Salvador pelo placar de 10 a 1. (Ganhou de dez, mas perdeu de 4 – hein? – da Argentina e ficou de fora da segunda fase. Que adiantou …?)

- Em 1982, na Copa da Espanha, o sheik do Kuait invadiu o campo e pediu a anulação do jogo em que a equipe de seu país perdeu para a França pelo placar de 4 a 1. (Lá como cá …)

- Na Copa do Mundo do México (1986), os brasileiros ficaram surpresos antes do jogo entre Brasil e Espanha. Em vez de tocar o Hino Nacional Brasileiro, tocou o Hino à Bandeira. (E alguém se deu conta …?)

- Na Copa realizada nos Estados Unidos, em 1994, um fato muito curioso ocorreu no jogo entre Bulgária e México. O defensor mexicano Marcelino Bernal, ao tentar salvar uma bola, exagerou na força e acabou quebrando a trave. (Excesso de toddynho …)

- Na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, realizada em 2002, ocorreu o gol mais rápido da história da competição. O jogador turco Hakan Sukur marcou aos 11 segundos um gol contra a seleção da Coréia do Sul. (Aliás, a Turquia tinha, também, o goleiro mais bonito, o Rustu, seguido de perto pelo goleiro inglês, o Seaman)

- Na base da Taça da Copa do Mundo de Futebol existe espaço para gravar o nome das seleções campeãs somente até o ano de 2038. (Tudo bem, o mundo vai acabar em 2012, mesmo. E o meu aparelho de videocassete – sim, eu ainda tenho um – está programado para 2011, ou seja, no ano que vem …)

- A primeira Copa do Mundo de Futebol a ter um mascote foi a de 1966, na Inglaterra. Era um leãozinho chamado Willie. (Pura viadagem …)

- Na Copa da Alemanha de 1974, a seleção da Holanda ganhou o apelido de "Laranja Mecânica", graças ao encantador futebol apresentado.  (Destruidora, como o anti-herói do filme homônimo. Só que, na hora da onça beber água, perdeu para a Alemanha Ocidental do Beckenbauer)

- Na final da Copa do Mundo de 1990, na Itália, o árbitro esqueceu de olhar o tempo no relógio, e o primeiro tempo chegou aos 53 minutos. (duvido que ele estivesse gostando daquele pasticcio …)

- Até a Copa do Mundo de 2006, já foram disputadas 708 partidas.

- O jogador mais jovem a jogar uma partida de Copa do Mundo foi o irlandês Norman Whiteside. Ele disputou a Copa realizada na Espanha em 1982, com apenas 17 anos.

- A maior média de gols em uma Copa foi a de 1954 (Suíça). Foram marcados, em média, 5,4 gols por partida. (Não, eu não vi essa Copa. Estava nos planos de papi&mami)

- A menor média de gols em uma Copa foi a de 1990, na Itália. Na ocasião, foram marcados, em média, 2,21 gols por partida. (Um desses gols foi feito pelo Canniggia, num passe de maradona – eu não uso maiúsculas para certas criaturas – contra o Brasil. Era o início da era Dunga, o Huno de Ijuí)

- A Copa do Mundo do México (1970) foi a primeira a ter as partidas transmitidas pela televisão. (Sim, essa, eu vi. Um dos jogos, aliás, eu estava fazendo a lição da aula de desenho. O Brasil se matando para ganhar da Romênia por 3x2 e eu às voltas com compasso, transferidor, régua …)

- Em todas as Copas do Mundo, até 2006, foram marcados 2063 gols. (O mais bonito? O do Carlos Alberto, na final de 1970, contra a Itália)

- A Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, foi a única edição que não teve eliminatórias. (E quase não teve Copa. Jules Rimet teve de implorar para alguns países participarem da Copa …)

- A edição da Copa que teve o maior número de gols foi a de 1998, na França. Nesta copa foram marcados 171 gols. (171?? Depois daquela “coisa” que deu no Ronaldinho Gordo? Dá o que pensar …)

- Os cartões vermelho e amarelo foram utilizados pela primeira vez em Copas do Mundo em 1970, no México. (Desde então, os juízes vêm fazendo uma lambança com os tais cartões …!)

- A seleção da Suíça não tomou nenhum gol na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. (Só tomou três penais no jogo contra a Ucrânia.)

- O goleiro que ficou o maior tempo sem tomar gols em uma Copa do Mundo foi o italiano Walter Zenga. Ele conseguiu ficar, na Copa de 1990, 517 minutos sem sofrer gols. (Mas quem ganhou a Copa foi a Alemanha …)

- O camaronês Roger Milla foi o jogador mais velho a marcar um gol em Copas do Mundo. Aos 42 anos e 39 dias, Milla marcou o único gol da seleção de Camarões na derrota para a Rússia na Copa de 1994.

- O jogador mais novo a marcar um gol em Copa do Mundo foi o brasileiro Pelé. Com apenas 17 anos e 239 dias, ele marcou um gol contra a seleção do País de Gales, em 1958.

- O maior artilheiro de todos os tempos da história da Copa do Mundo é o brasileiro Ronaldo. Ele participou de 4 Copas do Mundo (de 1994 a 2006) e marcou 15 gols. Já o francês Just Fontaine é o maior artilheiro em uma única Copa. Na Copa do Mundo de 1954, realizada na França, Fontaine marcou 13 gols.

- A maior média de gols em uma copa do mundo ocorreu no ano de 1954 (Suíça) com a elevada média de 5,38 gols por partida (total de 140 gols). Já a Copa com menor número de gols foi a de 1990, na Itália, com apenas 115 gols e uma média de 2,21 por partida. (Haha, em 1954, a Coréia do Sul foi o saco de pancadas do pessoal: 9x0 da Hungria, 7x0 daTurquia)

- A seleção com maior número de cartões vermelhos acumulados em copas do mundo é da Argentina. No total, são 10 cartões vermelhos. O Brasil vem em segundo lugar com 9 cartões vermelhos. (Não é de se espantar …)

- Brasil e Alemanha são os maiores finalistas de todos os tempos. As duas seleções chegaram 7 vezes em finais de Copas do Mundo. (E fizeram uma final entre si, em 2002. 2x0 para o brasil, gols do Ronaldo, el Sancho, e defesas e São marcos de Oriente …

03/06/2010

God bless Afrika

Como em 11 de junho começa a Copa 2010 em South Afrika, eu, como boa relações-públicas, apresento a vocês o hino do país-sede dos jogos.

Com Mirian Makeba, Ladysmith Black Mambazo, Paul Simon

(como sempre,  deixar carregar e se deliciar)

Nkosi Sikelele Africa (Song lyrics)

Nkosi Sikeleli Africa
Malup hakanyiswu phondolwayo
Yiswa imithanda zo yethu
Nkosi Sikelela
Thina lusapolwayo
Nkosi Sikeleli Africa
Malup hakanyiswu phondolwayo
Yiswa imithanda zo yethu
Nkosi Sikelela
Thina lusapolwayo
Nkosi Sikelel' iAfrika
Maluphakanyisw' uphando lwayo
Yiva imithandazo yethu
Nkosi sikelele
Thina lusapho lwayo

Woza Moya (woza, woza),
Woza Moya (woza, woza),
Woza Moya, Oyingcwele.
Usisikelele,
Thina lusapho lwayo.

Morena boloka sechaba sa heso
O fedise dintwa le matswenyeho
Morena boloka sechaba sa heso
O fedise dintwa le matswenyeho
O se boloke (O se boloke)
O se boloke (O se boloke)
Sechaba sa Heso
Sechaba sa Afrika

E a tradução (mais ou menos)em inglês:

Lord, bless Africa
May her spirit rise high up
Hear thou our prayers
Lord bless us.

Lord, bless Africa
May her spirit rise high up
Hear thou our prayers
Lord bless us Your family.

Chorus
Descend, O Spirit
Descend, O Holy Spirit
Lord bless us
Your family.
(Repeat)