25/01/2011

Pro São Paulo fiant Eximia

“Porém com tanto defeito/te carrego no meu peito …”

TomZé acertou, quando escreveu essa música. São Paulo é uma cidade maluca. A quarta maior cidade DO MUNDO! E eu vivo aqui. Aqui tem de tudo: enchentes, congestionamento, um calor infernal, ônibus cheios, metrô, trens que de vez em quase sempre têm um problema ou outro, assaltos, golpes diversos … Mas tem livrarias (duas grandes redes), não tem mais loja de discos (para que, a gente caça o que quer na Internet), tem restaurantes de quase todos os lugares do mundo, teatros, cinemas, centros de compras, tem a 25 de Março, lojas de scrapbooking … Poucos parques (um, bem pertinho cá de casa), faltam bibliotecas às mancheias, faltam locais para o pessoal nadar, jogar um basquetezinho, um futebolzinho, temos cinco bons estádios de futebol (não conto a Fazendinha, hehehehe) … Esta cidade é maravilhosa.

São, São Paulo

Tom Zé

São, São Paulo meu amor
São, São Paulo quanta dor
São oito milhões de habitantes
De todo canto em ação
Que se agridem cortesmente
Morrendo a todo vapor
E amando com todo ódio
Se odeiam com todo amor
São oito milhões de habitantes
Aglomerada solidão
Por mil chaminés e carros
Caseados à prestação
Porém com todo defeito
Te carrego no meu peito
São, São Paulo
Meu amor
São, São Paulo
Quanta dor
Salvai-nos por caridade
Pecadoras invadiram
Todo centro da cidade
Armadas de rouge e batom
Dando vivas ao bom humor
Num atentado contra o pudor
A família protegida
Um palavrão reprimido
Um pregador que condena
Uma bomba por quinzena
Porém com todo defeito
Te carrego no meu peito
São, São Paulo
Meu amor
São, São Paulo
Quanta dor
Santo Antonio foi demitido
Dos Ministros de cupido
Armados da eletrônica
Casam pela TV
Crescem flores de concreto
Céu aberto ninguém vê
Em Brasília é veraneio
No Rio é banho de mar
O país todo de férias
E aqui é só trabalhar
Porém com todo defeito
Te carrego no meu peito
São, São Paulo
Meu amor
São, São Paulo”

Parabéns, minha cidade!!!

17/01/2011

Durma-se com um barulho desses

 

Mais um artigo da série: “médicos de meia-tigela”

Na Veja online.

Saúde

14/01/2011 - 10:50

Beber cerveja todo dia faz bem e combate até diabetes

Para as mulheres são dois copos pequenos da bebida; para os homens, três

Todos os dias: assim como o vinho, a cerveja deve ser consumida com moderação (Polka Dot Images/Thinkstock)

"Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que ela tem cerca de 200 calorias por caneca - o mesmo que um café com leite integral"

Rosa Lamuela, pesquisadora

A cerveja foi elevada ao status do vinho no que diz respeito aos benefícios à saúde. Um novo estudo espanhol comprovou que tomar uma caneca da bebida por dia combate diabetes, evita ganho de peso e previne contra hipertensão. Além de ter graduação alcoólica baixa, a cerveja contém ainda ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio - nutrientes que protegem o sistema cardiovascular.

Nussa!_Chongas_thumb[2]

“Nesse estudo, nós conseguimos banir alguns mitos. Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que ela tem cerca de 200 calorias por caneca - o mesmo que um café com leite integral”, destaca a médica Rosa Lamuela, uma das responsáveis pela pesquisa feita em parceria entre a Universidade de Barcelona, o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto Carlos III de Madri.

Os especialistas afirmam também que a cerveja não é a responsável pelo aumento da gordura abdominal. A culpa, na verdade, seria dos aperitivos gordurosos, como salgadinhos e frituras, que grande parte das pessoas consome junto à bebida.

CatBlack_Chongas_thumb[4]

O estudo, realizado com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos, indica que mulheres podem tomar dois copos pequenos de cerveja por dia, enquanto para os homens estão liberados até três copos. Contudo, o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares.

Ou seja: você pode degustar seu suco de cevada geladinho, desde  que com MODERAÇÃO. Ah, sim, consultas ao médico também devem ser feitas com moderação. Depois do café e do ovo … Ora, vão ver se eu estou na esquina. E se estiver, vê se me deixa em paz …

11/01/2011

O que é que o Beethoven tem?

Tirado da Veja:

10/01/2011 - 11:14

Cérebro

Ouvir música libera dopamina - e dá prazer

Até agora, não se sabia que substância estaria ligada a sensação abstrata

Resposta química: o nível de liberação da dopamina varia com a intensidade da emoção e do prazer sentido enquanto a música é ouvida

A dopamina serve para reforçar alguns comportamentos essenciais à sobrevivência (alimentação), ou pode ainda desempenhar um papel na motivação (recompensa secundária através do dinheiro)

O intenso prazer que se sente ao escutar música provoca no cérebro a liberação de dopamina, um neurotransmissor que serve para avaliar ou recompensar prazeres específicos associados à alimentação, drogas ou dinheiro. De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature Neuroscience, a dopamina serve para reforçar alguns comportamentos essenciais à sobrevivência (alimentação), ou pode ainda desempenhar um papel na motivação (recompensa secundária através do dinheiro). O que não se sabia, no entanto, era como a substância poderia estar envolvida no prazer abstrato - como ouvir música.

Para chegar aos resultados, pesquisadores da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, selecionaram dez voluntários, de 19 a 24 anos, entre os 217 que responderam a um anúncio solicitando pessoas que sentiam sinais de extremo prazer ao escutar música. Por meio de aparelhos de diagnóstico por imagens, a equipe dos cientistas Salimpoor Valorie e Robert Zatorre mediu a liberação de dopamina e a atividade do cérebro. Paralelamente, sensores informavam a frequência cardíaca e respiratória dos voluntários, sua temperatura ou sinais de estremecimento de prazer no nível da pele.

Cérebro - Os resultados mostram que a dopamina é secretada antes do prazer associado à música ouvida, e durante o próprio "estremecimento" de prazer, ou seja, no auge emocional. Tratam-se de dois processos fisiológicos distintos que envolvem diferentes regiões no "coração" do cérebro. Durante o auge do prazer, é ativado o núcleo "accumbens", envolvido na euforia produzida pela ingestão de psicoestimulantes - como a cocaína. Antes, no prazer por antecipação, a atividade da dopamina é observada em outra área do cérebro.

O nível de liberação da dopamina varia com a intensidade da emoção e do prazer, em comparação com as medições realizadas ao escutar uma música "neutra" (indiferente aos voluntários). "Nossos resultados ajudam a explicar porque a música tem esse valor em todas as sociedades humanas", destacam os pesquisadores. A pesquisa permite ainda compreender "porque a música pode ser utilizada de forma eficaz em rituais, pelo marketing ou em filmes para induzir estados de humor". Como um prazer abstrato, a música contribuiria, graças à dopamina, para um fortalecimento das emoções, ao estimular noções de espera (da próxima nota, de um ritmo preferido), de surpresa e de expectativa.

(Com agência France-Presse)

Bla-bla-bla whiskas sachê. Óbvio que ouvir música dá prazer.

Desde Dire Straits até Beethoven, passando por um monte de barrocos, Vivaldi, Bach, Mozart, Puccini, Rossini, Mascagni, Noel Rosa, Francisco Alves, Carmen Miranda, Art Garfunkel, Spike Jones, Miklos Rozsa, John Williams (o maestro e o violonista), Andrea Bocelli, Maria Callas, Corciolli (sim!!), Paul Simon, Ladysmith Black Mambazo, John Denver, Cole Porter, George Gershwin … Nusrath Al Fateh … George Winston … (é o que rola no meu pc). Acompanhar, da primeira à última nota, a 9.a Sinfonia “Ode à Alegria”, é uma experiência de … Levitação!!

03/01/2011

Da arte de ser instruído–not!

Uma escola de samba em Florianópolis vai cantar a Ilha de Cuba e seus –aham- heróis. Entre eles, o assassino che guevara (*). Ao topar com uma garota usando uma camiseta com o rosto do dito-cujo, um sujeito perguntou quem era o tal da camiseta. E a paquita, sem hesitar: é um herói brasileiro, nascido no Araguaia.

HEIN??

che guevara, nascido no Araguaia???

“Me congelem novamente!”

 

(*) Neste blog, solo sagrado, eu me dou o direito de não usar letras maiúsculas com gente minúscula.

01/01/2011

Feliz Ano absolutamente novo!

O nascer do Sol, os domingos e o  Ano Novo são lembretes de Deus: “Não é tarde para um recomeço. Volte para Mim. Eu posso tornar renovar tudo.”

(Rick Warren)

Já pensou no que quer renovar em sua vida? Ele está sempre de braços abertos, esperando.

De minha parte, já comecei com uma boa limpeza nas gavetas. Posso me voltar para os cds e livros. Tudo o que eu não leio, não ouço, não uso, vai ter novo destino. Se não for utilizável, vai para o lixo. Se for utilizável, vai para doação, abençoar outras vidas. É assim, que as coisas devem acontecer.

Bless you all!!

chihuahua     (do ihasahotdog.com)