16/09/2009

Pega na mentira??

Estava lendo o blog do Janer Cristaldo e deparei-me com esse trecho:
Em seu ensaio La Guerra Civil Española, o historiador Hugh Thomas fala em 1654 mortos em Guernica. Na segunda edição do livro, teria reduzido a 200 este número. Mas há quem negue a ocorrência do bombardeio. Por exemplo, o professor americano Jeffrey Hart, que publicou em janeiro de 1973, no National Review, o estudo intitulado The Great Guernica Fraud, onde sustenta a tese de que bombardeio de Guernica não ocorreu. O artigo foi reimpresso nos jornais Die Welt e Il Tempo.
Repararam nisso?
"Mas há quem negue a ocorrência do bombardeio. Por exemplo, o professor americano Jeffrey Hart, que publicou em janeiro de 1973, no National Review, o estudo intitulado The Great Guernica Fraud, onde sustenta a tese de que o
bombardeio de Guernica não ocorreu.
Ou seja: estamos aprendendo, desde o final dos anos trinta, que os malvados fascistas (não que eles sejam flores de pessoas) massacraram a nascente república espanhola. Falam sempre de Guernica, mas nunca falam de "Paracuellos del Jarama. Que poderia ter sido melhor homenagem de Picasso aos assassinados na Guerra Civil Espanhola. Pois em 1936, em Paracuellos del Jarama, sítio que ninguém gosta de lembrar, foram fuzilados pelo Partido Comunista nada menos que dois mil e quatrocentos espanhóis que se opunham à Frente Popular. Há quem fale em cinco mil. Outros em oito mil." (ainda no texto de Cristaldo)
Tem mais: Ernest Hemingway cantou loas a essa página infeliz da História, com seu "Por quem os sinos dobram" - e ainda faz uso indevido de um belíssimo sermão de John Donne. E muitos ainda endeusam Dolores Ybarruri, "La Pasionaria" (aquela do "No pasarán!), que, a esta altura do campeonato, não se sabe se era mais uma inocente útil ou uma peste sem tamanho.
O que me deixa nervosa é que eu passei todo esse tempo imersa numa cultura de mentiras. E isso me deixa muito brava! Porque eu não sei se terei tempo de aprender o que está mais perto da verdade.
(Pessoalmente, acho que Hemingway se matou ao descobrir que havia feito uma grande besteira, levando jovens idealistas para o matadouro.)
O texto completo de Janer Cristaldo está aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Palavrões não serão permitidos.
- Qualquer defesa de ideologias de esquerda será excluída, sem aviso prévio.
- Tenha cuidado com sua ortografia.
- Textos longos serão excluídos, sem aviso prévio. Aliás, nem serão lidos.