31/10/2009

Halloween e Ação de Graças ...

Não, eu não comemoro "dia do Saci", como não comemoro dia das Bruxas, mas adoro o clima de brincadeira que se instalou aqui no meu edifício. Assim, a porta de meu apartamento ficou assim:

P1010276

O corredor teve esses enfeites:

P1010275

E, para a festinha na casa da minha irmã ...

Enfeite de porta

281009113201-01

Mesinha com pirulitos devidamente embrulhados em papel crepom roxo e tags com motivos de Halloween

281009113152-01

Árvore de Halloween ...

281009113257-01

Jack'o'Lantern com lápis em motivo de Halloween

(a toalha da mesa é um penny rug, feito pela minha irmã)

281009113229-01

Isto é tenebroso: isto é um "dedo" feito com massa de bagel e a unha é uma amêndoa descascada ... Idéia da Martha Stewart (sempre ela!)

P1010285

E, em casa, os saquinhos de "treats" vinham acompanhados com uma estiqueta feita em papel color plus preto e o fantasminha foi recortado num punch em papel furta-cor japonês.

281009171305-01

Como não podia deixar de ser, fiz uma remessa de cartões de Ação de Graças. Na verdade, fiz com o mesmo sketch, apenas troquei a posição dos papéis:

P1010281

P1010282

Papel decorado da Oficina do Papel.

O detalhe foi feito com o punch da Marvy Uchida

311009212348-01

e ficou assim:

P1010283

Ah, sim: as bordas dos papéis decorados foram devidamente desgastadas com lixa e as bordas do recorte punch foram submetidas a distress com tinta Color Box Chianti.

Sábado produtivo ...

O dia em que a Terra parou

30 de outubro de 1938. Mercury Theatre on the Air, dirigido por Orson Welles. O peste, já um enfant terrible pré-Cidadão Kane, resolveu fazer uma encenação do clássico de H. G. Wells, "A guerra dos mundos".

Houve apenas um senão: houve quem pegasse a transmissão já iniciada, e esses cabeças de pau pensaram que o que estava sendo encenado era a narração de um fato verdadeiro. Deu uma grande confusão, muito grande, mesmo.

O pessoal estava tentando sair de Nova Iorque, houve um congestionamento brutal, muitas pessoas morreram de ataque cardíaco, houve partos prematuros, ou seja, uma histeria TOTAL!

Deixando a histeria de lado, é muito interessante notar que a dramatização foi feita da forma mais artesanal possível. Por exemplo: o ruído das armas de raios com que os terrestres atacavam as naves marcianas nada mais era qeu a descarga do banheiro sendo acionada. (Tudo bem, acabei com a magia)

Eu não juro sobre o último livro do Harry Potter (deixo a Bíblia para casos mais sérios) que, se a transmissão fosse feita hoje, não causaria, ainda, muitos sustos. Ouvindo o broadcast agora, sábado de tarde, com um baita sol, não dá medo. Imaginem, então, à noite, quando não havia televisão e o pessoal era meio impressionável (mais ou menos como hoje em dia, vide apagão, gripe suína, bug do milênio).

Para ter uma idéia do que foi a traquinagem de Orson Welles, é só clicar aqui. Em inglês, no original.

Não é por nada, não, mas o cara era GÊNIO! E seus ouvintes, uns cabeças-de-pau.

23/10/2009

Sabedoria indígena

Daqui.

Para os que tropeçam no inglês: O presidente foi convidado a discursar num encontro de nações indígenas. Ele falou por uma hora de seus planos para seus irmãos e irmãs vermelhos, as generalidades de sempre, e foi agraciado com um nome indígena, "Walking Eagle".

Felizinho da silva, O presidente entrou em seu carro, e partiu, acenando para seus "irmãos" vermelhos. Um pouco mais tarde, um repórter perguntou aos chefes como eles chegaram ao nome indígena dado ao presidente. Os chefes explicaram que o nome Walking Eagle é dado a um pássaro tão cheio de m#$@a que não pode mais voar.

obama-with-indians-PKYRSTP

E vai falar que os peles-vermelhas não são sábios ...

Mitakuye Oyasin! (Todos estamos conectados!)

UPDATE!!

Infelizmente, segundo este site aqui, a história não procede. Este blog, no entanto, se dá o direito de achar que, se o videoteipe gravou, pior para o videoteipe. (Nelson Rodrigues)

22/10/2009

Rescaldos de uma cabeça quente

Passadas quase vinte e quatro horas do vexame a que nós, gloriosos alvi-esmeraldinos fomos submetidos pelo nosso próprio plantel (hoje eu tô-qui-tô!) e, levando-se em consideração que, depois desses resultados toscos tem muito time por aí se engraçando para o nosso lado, sugiro ao "pofexô" Muricy, ao Toninho Cecilio e à rapaziada alegre de Parque Antártica que incorpore essa rotina, no início de cada jogo:

O HAKA!
E  que diabos vem a ser o Haka?
"Embora o uso de uma haka (plural: haka) pelo time de rugby All Blacks (Nova Zelândia), fez um tipo de haka familiar, esse uso levou a mal-entendidos.  "Haka" não são apenas danças de guerra, nem são feitas apenas por homens. Algumas delas são dançadas por mulheres, outras por grupos mistos, outras só por crianças. As "haka" são dançadas por vários motivos: por diversão, como uma forma cordial de boas vindas a convidados de cerimônia, ou para reconhecimento de grandes fatos ou ocasiões." (via wikipedia)
(Eu tentei achar a haka que os neozelandeses do basquete masculino fizeram diante dos americanos, na última Olimpíada, mas não consegui. Foi um acontecimento!)
Porém, é necessário atenção: Se a haka não for feita em total uníssono, é considerado como má sorte na batalha.
Sei lá, o pessoal importa tanta coisa estrangeira, por que não isso?
Mais ou menos, o que os jogadores cantam na apresentação acima, é o que segue:
Ka mate! Ka mate! Ka ora! Ka ora!
Ka mate! Ka mate! Ka ora! Ka ora!
Tenei te tangata puhuru huru
Nana nei i tiki mai
Whakawhiti te ra
A upa … ne! ka upa … ne!
A upane kaupane whiti te ra!
Hii…
Tradução:
Eu morro! Eu morro! Eu vivo! Eu vivo!
Eu morro! Eu morro! Eu vivo! Eu vivo!
Este é o homem cabeludo
Que buscou o Sol
E o obrigou a brilhar novamente
Um passo para cima! Outro passo para cima!
Um passo para cima, outro ... O Sol brilha!

19/10/2009

Feminismo às avessas

"Uau!

Um grupo islâmico linha dura da Somália começou a açoitar publicamente mulheres por usarem sutiãs, que eles dizem que violam as leis do islã, pois são "enganosos".

O grupo revoltoso Al Shabaab mandou homens armadospelas ruas de Mogadiscio para prender quaisquer mulheres que apresentem o busto firme, disseram os moradores ontem.

As mulheres são inspecionadas para que se veja se a "firmeza" é natural ou resultado do uso de sutiã.

"Se são flagradas usando sutiã, são obrigadas a tirá-lo e sacudir os seios", disseram os moradores.

Será que as ativistas do feminismo da República Popular da Vila Madalena sabem disso? Bem, pode ser que sim, e pode ser que apoiem o ato, pois são remanescentes daquelas queimadoras de porta-seios da década de 60.

(Pensando bem, se eu fosse grandinha naquela época, também queimaria porta-seios. Primeiro, por ter esse nome hor-ro-ro-so. Depois, por serem umas verdadeiras armaduras! Nada como os sutiãs de malha levinha ...  Estou me desviando do assunto.)

Ah, sim, a notícia, eu vi aqui.

18/10/2009

Domingo ...

Nesta viagem que fiz aos Estados Unidos, tive a grata surpresa de conhecer uma das cidades mais bonitinhas da Virginia: Williamsburg.

Esta cidade, com Jamestown e Yorktown, forma o Triângulo Histórico da
Virginia, centro de acontecimentos marcantes da Revolução Americana.

O que tem Williamsburg de interessante? Colonial Williamsburg. Este trecho consiste de edifícios de 1699 a 1780 que formavam a capital colonial da Virginia.

Você vai andando pela cidade e encontra garotinhas vestidas assim:

SDC10448

Ou jovens senhoras, assim:

SDC10451

Ou, ainda, um senhor assim:

SDC10455

Agora, imagine o tino comercial do americano com uma cidadezinha com estas características. Você encontra lojinhas onde o visitante encontra sabonetes feitos no estilo antigo (eu tenho um, com aroma de folhas de louro, que é uma delícia!), brinquedos antigos, instrumentos musicais antigos ... Quando eu digo "antigos", não são "velhos", mas reproduções dos brinquedos, instrumentos e receitas que eram usados nos tempos coloniais. Claro, o visitante também pode se divertir com um delicioso passeio de charrete:

SDC10449

Ou, se você for mão-de-vaca, exatamente como eu, pode fotografar tudo isso sem atrapalhar o sono do escorpião que vive, tranquilo, dentro de seu bolso.

********************************************************


Em se tratando de F-1, adivinha o que aconteceu?

Coruja_Chongas

Rubinho Bah-rrichello tinha uma chance. "Tinha"  Pneu furou.

Sei não, amas eu acho que ele devia tomar um banho de imersão com arruda, guiné, comigo-ninguém-pode, MUITO sal grosso ... Também, convenhamos, ele dá chance para o azar: fica desfilando por aí com a camisa dos "gambás" ... Quer o que? Moleza?

saideira

15/10/2009

A praga do ano está chegando ...

... e não é o Carnaval, com seus desfiles de Escolas de Samba (booooooriiiiiiing!!).

Também não é a gambazada comemorando alguma vitória. (boooooriiiiing!)

É isso aí: chega meio de outubro e, com ele,

o abominável

sem graça,

absolutamente inútil ...

HORÁRIO

DE

VERÃO!

É engraçado: não começa no verão, termina antes do verão terminar e não serve para absolutamente NADA!

Quando as "otoridades" aparecem com os dados de quanto se poupou em termos de energia (normalmente, 3 a 4 % de economia de energia), dá vontade de esfregar um grapefruit na cara desses sujeitos, bem no estilo James Cagney.

grapefruit-james_cagney-mae_clark19

(foto by www.morethings.com)

Para falar a verdade, eu não sou fã do verão. Nem um pouco!

E, na verdade, eu tenho vontade de gritar!

animals_43_04

It's a MAD, MAD, MAD world of movies ...

Acho que, como qualquer adolescente (sem espinhas) em meados da década de 70, eu era fissurada na revista MAD, edição nacional. O humor era espertinho, alguns desenhos eram antológicos - os Mad Marginals, do Sergio Aragones, eram uma atração à parte; muitos se deliciavam com o humor negro de Spy x Spy, ou o "the lighter side of ..." - e eu poderia ficar horas, aqui, falando sobre as seções daquela revistinha magricela, mas que rendia um mês de diversão garantida. Uma das minhas partes favoritas era a de sátiras de filmes e séries de TV. Na verdade, uma dessas sátiras, a do filme "Nosso Amor de Ontem", estrelando Barbra Streisand e Robert Redford, quase fez minha irmã apanhar no cinema. Afinal, um bom filme lacrimoso só conseguia arrancar gargalhadas por parte da maninha, pois ela cometeu o erro grave de ler a sátira ANTES de ver o filme. O resultado não podia ser pior ... (*)

Algum tempo antes de eu ir para NYC, uma idéia absolutamente maluca passou pela minha cabeça: será que algum maluco não teria feito uma coletânea dessas sátiras de filmes da tevista MAD? Era uma boa idéia, mas não levei isso tão a sério.

Um certo dia, vagabundeando pela Rua 33, em Nova Iorque - a um quarteirão de Madison Square Garden, do Pennsylvania Hotel (sim, o que dá nome a esse simpático - bem ... - blog), encontrei uma loja de quadrinhos. Era a Jim Hanley's Universe, no n. 4 da Rua 33 Oeste.

Quase uma caverna do Aladim, tantos os tesourinhos. Gibis de todos os tamanhos, sobre todos os heróis da banda desenhada, livrinhos e ...

Eu parei, extasiada. Lá estava a edição, brochura, de "Mad about the Movies", editada por Nick Meglin e John Ficarra, de 1998. Estava no paraíso!!

MadAboutMovies

Ao folhear - e depois saborear cada página - foi excelente descobrir que os desenhos de Mort Drucker, Angelo Torres e os textos dos outros  participantes da "Usual Gang of Idiots" ainda se mantêm frescos, atemporais e divertidíssimos. Claro, rever qualquer um dos filmes depois de ver as sátiras é caminho certo para gargalhar no momento errado.

"As paródias de MAD alertaram-me para a máquina dentro da pele - da maneira que um filme poderia mostrar-se original por fora, enquanto que, por dentro, estava apenas reciclando as mesmas fórmulas idiotas."

(Roger Ebert, crítico de cinema, na "Introdução")

Não na mesma intensidade, as sátiras de MAD fizeram a mesma coisa comigo: comecei a prestar atenção às formulas que sempre se repetiam, fosse num filme, fosse nas novelas que infestam a TV aberta.

O grande problema é que, na procura da foto para este post, descobri que há um segundo livro: o "director's cut", com muito mais filmes. A edição é de 2008. Agora, eu vou ficar maluquinha até conseguir essa edição!

(a foto que ilustra o blog é do site da Livraria Cultura)

(*) Bem, posso dizer que, depois de ter visto "O jovem Frankenstein", "Banzé no Oeste" e "Robin Hood: Men in Tights", não consigo ver mais nenhum filme do tipo (terror, western ou filme de época medieval), sem me acabar de rir. Fazer o que, né?

Chove lá fora e aqui ...

De forma dramática, Honduras consegue a vaga na Copa

A notícia completa, aqui.

Apesar de "los hermanos" terem se classificado e terem dado mais uma colher de chá (de cogumelo) para o enraivecido "maradona" (não escrevo o nome de certas pessoas em maiúsculas), a notícia quie me encheu o coração de alegria foi a da classificação de honduras para a Copa/2010. Pode até ser que eles caiam fora na primeira fase. E DAÍ??

Honduras precisava de um refresco. E conseguiu!!

Nussa!_Chongas

10/10/2009

Llorem por vosotros, Argentina!

Nunca me diverti tanto.

Estive ouvindo o jogo Argentina x Peru, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Argentina ganha, 2 x 1, com um gol de ... Martin Palermo!

Martin Palermo, o mesmo sujeito que eu vi, numa competição sul-americana, perder três penais no mesmo jogo!

Não, aqui no Brasil (sem ufanismo) não temos um jogador tão tosco - embora, alguns torcedores do Palmeiras possam indicar o Marcão, o Jumar, o Jecy ... - tão desprovido do gene do futebol. Porém, o sujeito tem raça, o que falta para muito jogador. Vamos dizer que ele seja o carregador de piano da Argentina. Algo como o Dunga, na Seleção Brasileira em 1994.

Puxa vida, eles não merecem: o Maradona (nojento, com aquela tatuagem do "cheguevara" no braço obeso) como técnico, o Martin Palermo como salvador da pátria de chuteiras ...

(Pensando bem, merecem sim! Eles estariam rolando no chão de rir, se estivesse o Brasil na mesma situação.)

09/10/2009

And the Nobel of Peace goes to ...

 

"from OBAMALAND disse:

Conheça as pessoas que concorreram c/ Obama

Sima Samar, ativista dos direitos das mulheres no Afeganistão: “Com persistência obstinada e com grande risco pessoal, ela manteve a escolas e postos abertos no Afeganistão mesmo durante o dia mais repressivos do regime talibã, cuja legislação proíbe a educação das meninas após a idade de oito. Quando o Talibã caiu, Samar retornou a Cabul e aceitou o cargo de Ministro dos Assuntos da Mulher. ”

Ingrid Betancourt: Francês-refém colombiana ex-detida por seis anos.

“Dr. Denis Mukwege: Doutor, fundador e chefe do Hospital de Panzi, em Bukavu, República Democrática do Congo. Dedicou sua vida a ajudar as mulheres congolesas e meninas que são vítimas de estupro de gangues e violência sexual brutal”.

Handicap International and Cluster Munition Coalition: “Estas Organizações são reconhecidas por seus consistentes e sérios esforços para limpar o mundo das cluster bombs (minas terrestres) Civis inoventes são regularmente mortos, anualmente, porque as bombas explodem quando se pisa sobre elas.

“Hu Jia, um ativista dos direitos humanos e um crítico do governo chinês, que foi condenado no ano passado para um de três e meio anos de prisão por” incitamento à subversão do poder estatal “.

“Wei Jingsheng, que passou 17 anos em prisões chinesas por encorajar reformas do sistema comunista da China. Ele agora vive nos Estados Unidos.”"

Com tanta gente gabaritada para o prêmio (excluindo a Ingrid Betancourt), o pessoal da Noruega resolve premiar ...

ALFRED BARACK HUSSEIN E. NOBEL OBAMA

Tudo bem, depois que o Al "Está ficando Quente" Gore ganhou o prêmio, a instituição do Nobel está indo para o buraco, alegremente.

08/10/2009

Choque de realidade ...?

Esse foi tirado do blog Knowledge is power (www.sondrak.com):

"Um time de futebol francês gay

..."estou me repetindo"…

diz que seus membros foram vítiumas de homofobia quando um time de jogadores muçulmanos recusou-se a jogar contra eles.

O que é surpreendente não é sua surpresa ou ultraje. O que é surpreendente é que eles rapidamente serão forçados a compreender que acusações de homofobia não vão fazer muito efeito sobre um grupo de pessoas para quem o futebol é apenas o segundo passatempo mais popular, tendo perdido para o apedrejamento e enforcamento de homossexuais."

Complexo de Cinderela

Imaginem a reação do Príncipe, ao descobrir que Cinderela havia perdido sapatos como esses ...

Modelo_Sapato

Olha, eu teria vergonha de sair com uma coisa dessas em meus pés. Tudo bem que meu natural é All Star, mas ... isso?

Vão me desculpar, mas estão trabalhando para fazer a mulher mais e mais feia ... E, com a prova acima, Meretíssimo, eu fecho o caso. Peço a pena máxima

Falta de coisa boa para ler ...

Liberdade de expressão é isso aí: você pode falar bobagens como na "revista" CartaCapital (que tremendo desperdício de árvores ...!),

ou topar com ...

isso

TomZe_Pelado

Sim, meu querido leitor, minha preclara leitora, você pode chegar à banca e ver Tom Zé PELADO! Nu como veio ao mundo, em osso e osso.

Assim:

TomZe_Pelado2

Em matéria de tocador de viola pelado, prefiro

esse

P1010044

(imagens 1 e 2 - site da revista Brasileiros; imagem 3, arquivo pessoal)