31/10/2009

O dia em que a Terra parou

30 de outubro de 1938. Mercury Theatre on the Air, dirigido por Orson Welles. O peste, já um enfant terrible pré-Cidadão Kane, resolveu fazer uma encenação do clássico de H. G. Wells, "A guerra dos mundos".

Houve apenas um senão: houve quem pegasse a transmissão já iniciada, e esses cabeças de pau pensaram que o que estava sendo encenado era a narração de um fato verdadeiro. Deu uma grande confusão, muito grande, mesmo.

O pessoal estava tentando sair de Nova Iorque, houve um congestionamento brutal, muitas pessoas morreram de ataque cardíaco, houve partos prematuros, ou seja, uma histeria TOTAL!

Deixando a histeria de lado, é muito interessante notar que a dramatização foi feita da forma mais artesanal possível. Por exemplo: o ruído das armas de raios com que os terrestres atacavam as naves marcianas nada mais era qeu a descarga do banheiro sendo acionada. (Tudo bem, acabei com a magia)

Eu não juro sobre o último livro do Harry Potter (deixo a Bíblia para casos mais sérios) que, se a transmissão fosse feita hoje, não causaria, ainda, muitos sustos. Ouvindo o broadcast agora, sábado de tarde, com um baita sol, não dá medo. Imaginem, então, à noite, quando não havia televisão e o pessoal era meio impressionável (mais ou menos como hoje em dia, vide apagão, gripe suína, bug do milênio).

Para ter uma idéia do que foi a traquinagem de Orson Welles, é só clicar aqui. Em inglês, no original.

Não é por nada, não, mas o cara era GÊNIO! E seus ouvintes, uns cabeças-de-pau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Palavrões não serão permitidos.
- Qualquer defesa de ideologias de esquerda será excluída, sem aviso prévio.
- Tenha cuidado com sua ortografia.
- Textos longos serão excluídos, sem aviso prévio. Aliás, nem serão lidos.