Tirado do Blogue Atlântico:
"Johnson: Bang, bang, multiculturalism, you're dead
Se há coisa de que os londrinos - e, esperamos, os ingleses - se podem orgulhar, é da eleição de Boris Johnson. O mayor teve agora a coragem de assumir nas suas políticas culturais uma verdade difícil: chega de paternalismos ridículos sobre o que as pessoas querem. Isto é, acabou a mania do "os adolescentes só podem gostar de hip hop", "os indianos só podem gostar de filmes bollywood", "os pobres não podem apreciar ópera". Não, a identificação com uma minoria não esgota a complexa natureza humana. Um varredor de lixo português pode gostar do último sucesso de Bombaim, um miúdo branco inglês pode achar alguma piada ao anel dos Nibelungos. Já era tempo de deixar cair os preconceitos formados à volta das culturas monolíticas arrumadinhas por bairros. (grifo meu) As histórias humanas são cruzadas, têm perspectivas. E sim, isto também é integração. E estratégia de segurança inteligente, já agora.
Way to go, Boris.
publicado por Ana Margarida Craveiro"
Enfim, alguém falou o que eu sempre vi aqui em São Paulo: mania de o pessoal da cultura apenas apresentar grupos de axé-bunda, pagodeiros, rap e hip hop como "cultura popular" ou "isso é o que o povo gosta".
MENTIRA!!
Então, como é que o Ibirapuera fica LO-TA-DO quando vem o Concertgebow e outras orquestras de peso, ou quando a OSESP resolve sair de sua torre de marfim? Você só não gosta daquilo que não conhece!
Pessoalmente, já ouvi axé-bunda, hip hop e rap. Detesto-os todos: já passei da fase de macaco. Desde criança, viajava, pelo rádio, pelos diversos tipos de música que nos apresentavam. Daí, eu gostava de música brasileira, canções americanas, música japonesa, hebraica, e clássica, sim, por que não? Adoro ópera, não todas, mas gosto. Concertos de piano (não de violino, dão-me nos nervos), grandes sinfonias.
Está na hora de nossos "homens da cultura" mirarem-se nesse exemplo e começarem a oferecer biscoitos finos prá população. Vai fazer muito bem a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Palavrões não serão permitidos.
- Qualquer defesa de ideologias de esquerda será excluída, sem aviso prévio.
- Tenha cuidado com sua ortografia.
- Textos longos serão excluídos, sem aviso prévio. Aliás, nem serão lidos.