16/06/2012

Era um sabadão, tinha um pouco de sol …

Sábado é meu dia de sair fazendo arte.
Hoje, fui à Zepa’s, para ver se encontrava uma blazer mais levinho, não de lã. O caso é: o pessoal está achando que teremos uma nova era glacial no município. Casacos e sobretudos de lã, com golas de pele …?? Ach, que coisa mais … tosca! Resultado: nada de blazer, afinal eu já tenho um de lã, um casaco de lã mais pesado – que quebrou um galhão em Washington/NYC
08042012472
Acabei comprando duas camisas: uma xadrez de algodão e uma “jeans” (sempre boa para usar com camiseta por baixo …)
Uma coisa interessante acontece na Zepa’s: muitas lojas não aceitam cheques ou cartões. É interessante porque as coisas são um pouco caras. Eu vi brincos de bijuteria a quase R$ 95,00. Camisas não muito bem acabadas, a R$ 69,00. Como é que você pode fazer compras em um lugar que não aceita cartões ou cheques? Apenas dinheiro. Normalmente, a Zepa’s é procurada por pessoas que exercem a nobre arte da sacolagem. São pessoas – normalmente mulheres – que vêm de outras cidades, até de outros estados, que vêm a São Paulo e levam roupas para suas amigas, para suas freguesas (clientes, Didi, CLIENTES!!) e, normalmente, a quantidade não é pequena. Como se anda com um bolo de dinheiro no bolso, na bolsa, numa cidade como São Paulo? Dá licença, né?
Depois, eu me toquei: você olha para o caixa da loja e vê um/uma oriental. Que mal fala o português. O gênio do Mal que vos escreve, trabalhando onde trabalha, juntou as pecinhas e chegou a uma conclusão: os donos das lojas, os comerciantes, podem ser imigrantes ilegais. Sendo ilegais, não podem ter conta em banco. Sem conta em banco, nada de cartão de débito/crédito.  Como há bolivianos trabalhando em regime de semi-escravidão na cidade – e eu pensava que isso não existisse mais! – essa minha hipótese pode muito bem ser verdadeira. Ou não.
Em resumo: preparem-se para a moda primavera-verão. Um show de piriguetismo, feito de roupas mal acabadas e caras.
Ok, você pode perguntar: se o “pedaço” é assim, por quê Didi vai lá?
Explico: é a chance que eu tenho de andar nos deliciosos trens da linha Amarela do Metrô (totalmente computadorizada e NOVA!) e descer na Estação da Luz.
16062012797   (Totalmente inglesa, essa estação!! É a famosa SPR, São Paulo Railway)
          16062012798
(Nossos seguranças estão na última moda, com os Segway)
16062012803
(Eu fico fascinada com os trabalhos em ferro batido.)

16062012804(O relógio é uma relíquia. E marca a hora certinha!)        

16062012800
(Aqui, la patuleé aguarda a chegada do comboio)

2 comentários:

  1. Oi Di, o lance de não poder usar cartão eu sempre pensei que fosse porque como as roupas são mais baratas eles gastariam muito com os encargos das máquinas dos cartões, impostos etc. Mas talvez seja o que você falou mesmo...

    Adoro a Estação da Luz apesar de ter um pouco (OK, muito) medo de ir lá. Mas o que mais gostos a respeito da região é a Pinacoteca.

    PS: Estou lhe indicando para o Versatile Blog Award, vou postar a respeito disso na sexta feira! xx Paula

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paula! Obrigada pela visita! Seguinte: Estação da Luz, com os devidos cuidados, é um lugar muy hermoso. Se você quiser, um dia, podemos ir até lá.E obrigada pela indicação!! Acho que é a primeira vez ...!!

    ResponderExcluir

- Palavrões não serão permitidos.
- Qualquer defesa de ideologias de esquerda será excluída, sem aviso prévio.
- Tenha cuidado com sua ortografia.
- Textos longos serão excluídos, sem aviso prévio. Aliás, nem serão lidos.