22/10/2009

Rescaldos de uma cabeça quente

Passadas quase vinte e quatro horas do vexame a que nós, gloriosos alvi-esmeraldinos fomos submetidos pelo nosso próprio plantel (hoje eu tô-qui-tô!) e, levando-se em consideração que, depois desses resultados toscos tem muito time por aí se engraçando para o nosso lado, sugiro ao "pofexô" Muricy, ao Toninho Cecilio e à rapaziada alegre de Parque Antártica que incorpore essa rotina, no início de cada jogo:

O HAKA!
E  que diabos vem a ser o Haka?
"Embora o uso de uma haka (plural: haka) pelo time de rugby All Blacks (Nova Zelândia), fez um tipo de haka familiar, esse uso levou a mal-entendidos.  "Haka" não são apenas danças de guerra, nem são feitas apenas por homens. Algumas delas são dançadas por mulheres, outras por grupos mistos, outras só por crianças. As "haka" são dançadas por vários motivos: por diversão, como uma forma cordial de boas vindas a convidados de cerimônia, ou para reconhecimento de grandes fatos ou ocasiões." (via wikipedia)
(Eu tentei achar a haka que os neozelandeses do basquete masculino fizeram diante dos americanos, na última Olimpíada, mas não consegui. Foi um acontecimento!)
Porém, é necessário atenção: Se a haka não for feita em total uníssono, é considerado como má sorte na batalha.
Sei lá, o pessoal importa tanta coisa estrangeira, por que não isso?
Mais ou menos, o que os jogadores cantam na apresentação acima, é o que segue:
Ka mate! Ka mate! Ka ora! Ka ora!
Ka mate! Ka mate! Ka ora! Ka ora!
Tenei te tangata puhuru huru
Nana nei i tiki mai
Whakawhiti te ra
A upa … ne! ka upa … ne!
A upane kaupane whiti te ra!
Hii…
Tradução:
Eu morro! Eu morro! Eu vivo! Eu vivo!
Eu morro! Eu morro! Eu vivo! Eu vivo!
Este é o homem cabeludo
Que buscou o Sol
E o obrigou a brilhar novamente
Um passo para cima! Outro passo para cima!
Um passo para cima, outro ... O Sol brilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Palavrões não serão permitidos.
- Qualquer defesa de ideologias de esquerda será excluída, sem aviso prévio.
- Tenha cuidado com sua ortografia.
- Textos longos serão excluídos, sem aviso prévio. Aliás, nem serão lidos.