25/11/2009

Jingou Bel …

Eu já devia ter falado, anteriormente, sobre a histeria que toma conta do pessoal na cidade, no que diz respeito a decoração natalina.
Já não chega o pessoal começar a decoração no meio de outubro, fazendo com que aquela gostosura que sempre foi a espera pelos dias de Natal fosse para o ralo (eu sou do tempo em que não havia shopping center, então, loja ficava aberta até as seis da tarde e só algumas semanas antes do Natal, elas ficavam abertas até as dez da noite, com as vitrines enfeitadas com bolas de vidro estanhado coloridas, festões, laços …)
Já não chega aquele insosso ”Boas Festas” politicamente correto, que quer acabar de vez com o bom e velho e tradicional “Feliz Natal”. Qual é o medo de falar ‘FELIZ NATAL”? Nos Estados Unidos, é uma febre de “Season’s Greetings” que dá raiva. Afinal, “cumprimentos da estação”,  que droga vem a ser isso? Feliz aniversário? Feliz promoção? Feliz divórcio? Feliz Casamento? FELIZ NATAL?? Dizem que o “Season’s greetings” foi imposto  sugerido para não ofender os não cristãos. Pessoalmente, entendo que haja pessoas que não são cristãs e não comemoram o Natal: judeus, muçulmanos, budistas, xintoistas, wiccanos, veganos, bolivarianos, e até mesmo os afro-americanos que comemoram o Kwanzaa, um feriado criado em 1966 e que é conhecido apenas entre os afro-americanbos … TUDO BEM! Não vou entrar em detalhes. Meu objetivo era falar da decoração da cidade. Algumas organizações – como alguns bancos na Av. Paulista, antigamente conhecida como UaU Street – depois eu conto essa história – que se esmeram e fazer decorações que atraem “turistas” de todos os lugares da cidade, da Grande São Paulo e, quem sabe, de outras cidades. Soube, até, que há ônibus que fazem um tour pelas ruas mais bem decoradas e iluminadas (aliás, isso é outra coisa que me irrita: o pessoal torce o nariz para “uzamericanu”, mas repetem, feito macaquinhos, a decoração com lampadinhas. Pessoalmente, não acho que “lampadinhas” sejam símbolos de Natal. São símbolos de contas mais altas de eletricidade …
E. falando em decoração de Natal, hoje eu peguei dois “instantâneos” de decoração natalina (ou por assim dizer) no quarteirão Augusta x Pe.João Manuel/Frei Caneca:
251109153404-01
Aqui, a decoração em azul do Center 3 (meio fria, meio sóbria demais, mas tudo bem. Eu até gosto de azul …)
251109143706-01
E, aqui, a frente do Conjunto Nacional, feito de … garrafas pet.
Eu nunca vi coisa mais chocha, sem graça, desenxabida (eu sempre quis escrever isso!).  Não sei se há lampadinhas para iluminar  essas decorações de triste figura. Gente, reciclar, tudo bem, mas … no Natal? Na decoração de uma festividade que é alegre, feliz (lembram? FELIZ NATAL!) … Realmente, dá a impressão que o pessoal não estava com a menor vontade de fazer uma decoração de Natal. Sabe, fica aquela impressão que o pessoal responsável juntou as garrafas, cortou, colou … Olha, se foi trabalho de criança de pré-escola, até que ficou bonitinho (brincadeira: tá MUITO FEIO!); porém, se foi trabalho de gente grande, desculpem-me, mas ficou HORRÍVEL!
E tem mais: eu até vi um trabalho de reciclagem de garrafas pet, transformadas em fios, que eram usadas para fazer um tipo de lemçol que era usado por pacientes de uma doença chamada “fogo selvagem”. Vi, também, um pessoal que faz sacolas de compras com pedaços de pet, num trabalho muito legal de cestaria. Partindo daí, fazer florzinha, borboletinha (com purpurina – eu já ganhei uma dessas, que não entrou em casa) e enfeite de Natal, como esse do Conjunto Nacional …? Gente, o que é isso? Uma vela? Uma flor? Um delírio causado por refrigerante de cola quente com Tylenol e Atroveran? Realmente? MUITO FEIO! Aliás: HORRÍVEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Palavrões não serão permitidos.
- Qualquer defesa de ideologias de esquerda será excluída, sem aviso prévio.
- Tenha cuidado com sua ortografia.
- Textos longos serão excluídos, sem aviso prévio. Aliás, nem serão lidos.