10/12/2009

HANUKKAH

"Blackmore's Night Ma-o-tzur “


[Hebrew part:]
Ma'oz tsur yeshu'ati
lecha na'eh leshabeakh.
Tikon beit tefilati
vesham todah nezaveakh.
Le'et tachin matbeakh
mitsar hamnabeakh,
'az 'egmor beshir mizmor
khanukat hamizbeakh.
'az 'egmor beshir mizmor
khanukat hamizbeakh.
[English part:]
Rock of ages
Rocha dos Tempos
Crown this praise
Coroa este louvor
Light and songs to you we raise
Luz e canções a Ti erguemos
Our will you strengthen
Tua vontade nos fortalece
To fight for our redemption
Para lutarmos pela nossa redenção
Our will you strengthen
Tua vontade nos fortalece
To fight for our redemption
Para lutarmos pela nossa redenção
We celebrate with hymn and praise
Nós celebramos, com hinos e louvores
Festive candles to you we raise
Velas festivas a Ti erguemos
We celebrate with hymn and praise
Nós celebramos, com hinos e louvores
Festive candles we celebrate
Velas festivas nós celebramos
E a história …
O Hanukkah é uma celebração de 8 noites. Em 2009, o feriado começa ao pôr do sol de 11 de dezembro do calendário ocidental (gregoriano), que é 25 de Kislev no calendário hebreu. A celebração do Hanukkah inclui acender velas de Hanukiyah (nos países que falam inglês é geralmente chamado de Menorah, que é a palavra hebraica para candelabro) em cada dia do feriado, jogar o dreidel, comer latkes e trocar gelts de Hanukkah
Da mesma forma que outros feriados famosos de inverno, como o Natal, o Hanukkah remete à história. A celebração do Hanukkah é uma comemoração de um evento que aconteceu há mais de 2 mil anos.
Em 167 a.C., o rei sírio Antióquio IV declarou ilegais as práticas religiosas judaicas e forçou os judeus a adorarem os rituais gregos. Seus homens passaram a controlar o templo sagrado dos judeus em Jerusalém, saqueando-o e erguendo um ídolo de um deus grego lá. Uma família judia, os Hasmoneus (guiados por Mattityahu e seus cinco filhos), decidiu se declarar contra a perseguição. As forças gregas chegaram na cidade de Modiin, próximo a Jerusalém. Foi então que, após se recusar a violar sua própria religião rezando para o deus grego Zeus, Mattityahu atacou os soldados gregos.
Essa atitude deu início à rebelião judaica. Mattityahu e seus filhos ficaram conhecidos como os Maccabeus, que significa "homens que são tão fortes como martelos" em hebreu. O pequeno exército, guiado pelo filho mais famoso de Mattityahu, Judá Maccabeu, lutou contra consideráveis forças gregas. Em 165 a.C., os Maccabeus triunfaram. No dia 25 do mês hebreu de Kislev, os Maccabeus reclamaram o templo sagrado.
Eles decidiram rededicar o templo. A palavra "hanukkah" significa "dedicação". O exército judeu não conseguiu encontrar óleo suficiente para acender a Menorah, ou o candelabro, para usar no serviço. Os Maccabeus encontraram apenas uma garrafa de óleo, suficiente para apenas uma noite. Milagrosamente, o óleo durou por 8 noites, dando aos judeus tempo para produzir mais óleo.
O feriado do hanukkah esse milagre. Ao acender as velas por 8 noites, começando todos os anos no dia 25 de Kislev (geralmente em dezembro no calendário ocidental, mas nem sempre), os judeus celebram o triunfo dos Maccabeus, a rededicação do templo sagrado e o milagre do óleo que durou por 8 dias.
Então, aos homens de boa vontade, Feliz Hanukkah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Palavrões não serão permitidos.
- Qualquer defesa de ideologias de esquerda será excluída, sem aviso prévio.
- Tenha cuidado com sua ortografia.
- Textos longos serão excluídos, sem aviso prévio. Aliás, nem serão lidos.