24/06/2011

Apenas mais uma coisinha …

Eu detesto sextas-feiras com notícias desse calibre:

Morreu aos 83 anos o eterno detetive Columbo, Peter Falk

Los Angeles, 24 Jun 2011 (AFP) -O ator americano Peter Falk, mais conhecido por seu papel de detetive Columbo, que encarnou 69 vezes na célebre série da televisão, morreu nesta sexta-feira aos 83 anos, informou um comunicado dos advogados da família.
"Peter Falk, de 83 anos, premiado duas vezes pela Academia por papéis secundários e astro da televisão, morreu em paz em sua casa de Beverly Hills na noite de 23 de junho de 2011", segundo a nota obtida pela AFP.
"O ator deixa a esposa com quem viveu durante 34 anos, Shera, e duas filhas de um casamento anterior", concluiu o informe sem detalhar as causas exatas da morte de Falk.
O ator sofria de Alzheimer já algum tempo, o que foi motivo de uma disputa nos tribunais, em 2009, por seus cuidados e a administração de seus bens, que finalmente ficaram com a mulher.
Shera Falk entrou com uma ação no tribunal de Los Angeles para impedir que a filha adotiva do ator fosse designada como a administradora de seus bens.
Segundo Shera, Catherine Falk jamais teve um bom relacionamento com o pai.
Seu humor mordaz, o eterno impermeável bege, o Peugeot 403, o charuto inseparável e a mímica inimitável valeram a Peter Falk sucesso e simpatia.
Nasceu em 16 de setembro de 1927 em Nova York, de uma família judia, de pai russo e mãe tcheca. Aos três anos, um tumor maligno fez com que perdesse um olho.
Após ter completado o mestrado em ciências políticas na Universidade de Siracusa (Estado de Nova York), e de ter trabalhado como cozinheiro, tentou em vão se integrar à agência americana de informação, a CIA, lançando-se na carreira de funcionário público do Estado de Connecticut (nordeste). Deixou o cargo em 1957 por sua paixão, a comédia.
Iniciou, então, a carreira de ator, já numa série de televisão. No filme "Dama por um dia" de Frank Capra, levou o segundo Oscar. O primeiro foi em 1961 por seu papel coadjuvante no filme "Murder, Inc.".
Seu último trabalho no cinema foi no filme "American Cowslip", de 2009. Em 2007, ele fez uma participação no filme "O Vidente", com Nicolas Cage.
No total, trabalhou em 60 filmes, principalmente os de seu amigo John Cassavetes (entre eles "Os Maridos "Husbands", em 1970, e "Uma Mulher sob influência", em 1974). Em 1992, em "O Jogador" de Robert Altman, desempenhou seu próprio papel.
A partir de 1968, e durante 35 anos, foi o Columbo, que teve o primeiro episódio dirigido por um jovem de 25 anos... Steven Spielberg. Em 69 episódios, Peter Falk produziu ou coproduziu 24. O último deles data de 2003.
Atuou, ainda, em Asas do Desejo (Wim Wenders) 1987; A Princesa Prometida (Rob Reiner) 1987; Deu a Louca no Mundo (Stanley Kramer) 1963; Assassinato por Morte (Robert Moore).
(tirado do Portal Terra)
O mundo é mau. Afinal, como é que a gente vai se sentir confortável quando um dos melhores detetives da TV parte?
peterfalk_peeperstv
O detetive todo amarfanhado, com uma capa que nem o pessoal do GoodWill queria, sempre com um charuto fedorento nos dedos e aquelas perguntas capciosas …
Imaginem só, um seriado em que o episódio começa com o assassino – que sabemos quem é – preparando o assassinato. Com um jeito infalível de ter um álibi de ferro e tudo mais. Nada daqueles chatíssimos “quem matou …?”, com aquela mão enluvada, os pés caminhando e a vítima da vez abrindo a porta e dizendo: “Você??!” e k-bum!, o tiro fatal.
Não, a delícia dos episódios de “Columbo” estava exatamente em prestar atenção ao início do filme, para ver qual seria o “erro” do assassino.
Delirante, quando ele enervava os suspeitos com suas perguntinhas inocentes, que de inocentes nada tinham. E, quando ele já está se retirando, para alívio das consciências pesadas, lá vinha ele, com seu charuto fedorento:
- Só mais uma perguntinha …!
E os seus “assassinos”? Gente de fino calibre: Johnny Cash (The Man in Black), Ray Milland (Farrapo Humano), William Shatner (Star Trek), George Hamilton (Amor à primeira mordida), Robert Vaughn (O agente da U.N.C.L.E), Leslie Nielsen (Corra que a polícia vem aí), Hector Helizondo (O diário da Princesa) …
Steven Spielberg: o nome diz alguma coisa? Pois ele dirigiu um dos primeiros episódios da série.
“Coisinha linda, não? Precisa de uma lavagem …”
250px-Peugeot403cab
Este era o modelo do carro do Tenente: um Peugeot 403, conversível, todo arrebentado, com capota que nem sempre funcionava.
“Cachorro mau! …”
Columbo's Dog_Columbosite
Sim, em alguns episódios, o tenente aparecia com um cachorro, que era tão desajeitado quanto ele.
Ainda bem que há um monte de caixas de DVDs da série. Columbo e pipoca: receita de uma tarde de divertimento.
Visitem: http://www.columbo-site.freeuk.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Palavrões não serão permitidos.
- Qualquer defesa de ideologias de esquerda será excluída, sem aviso prévio.
- Tenha cuidado com sua ortografia.
- Textos longos serão excluídos, sem aviso prévio. Aliás, nem serão lidos.