09/07/2010

De revoluções y otras cositas más …

Eu até estava pensando em escrever alguma coisa sobre o Nove de Julho, sobre a valentia dos paulistas em 1932, mas estou com preguiça. Muita preguiça.

CARTAZ1932

Nossa Bandeira

Guilherme de Almeida
Bandeira da minha terra,
Bandeira das treze listas:
São treze lanças de guerra
Cercando o chão dos paulistas!
Prece alternada, responso
Entre a cor branca e a cor preta:
Velas de Martin Afonso,
Sotaina do Padre Anchieta!
Bandeira de Bandeirantes,
Branca e rôta de tal sorte,
Que entre os rasgões tremulantes,
Mostrou as sombras da morte.
Riscos negros sober a prata:
São como o rastro sombrio,
Que na água deixara a chata
Das Monções subido o rio.
Página branca-pautada
Por Deus numa hora suprema,
Para que, um dia, uma espada
Sobre ela escrevesse um poema:
Poema do nosso orgulho
(Eu vibro quando me lembro)
Que vai de nove de julho
A vinte e oito de setembro!
Mapa da pátria guerreira
Traçado pela vitoria:
Cada lista é uma trincheira;
Cada trincheira é uma glória!
Tiras retas, firmes: quando
O inimigo surge à frente,
São barras de aço guardando
Nossa terra e nossa gente.
São os dois rápidos brilhos
Do trem de fero que passa:
Faixa negra dos seus trilhos
Faixa branca da fumaça.
Fuligem das oficinas;
Cal que s cidades empoa;
Fumo negro das usinas
Estirado na garoa!
Linhas que avançam; há nelas,
Correndo num mesmo fito,
O impulso das paralelas
Que procuram o infinito.
Desfile de operários;
É o cafezal alinhado;
São filas de voluntários;
São sulcos do nosso arado!
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz, no topo vemelho,
O Coração do Paulista!

A gente não nasce em São Paulo impunemente. E quem fala mal da cidade ou do estado, fique sabendo que a porta é serventia da casa.

******************************************************************************

Todo mundo falando sobre o “Caso Bruno” e eu vou colocar minha colherzinha torta no assunto, também.

O caso dele lembra-me muito os casos de diversos atores e atrizes de Hollywood no início do cinema. Quem ficava fora da tela era conservador, quem ficava dentro da tela achava que dinheiro tinha sido feito para gastar e das formas mais escandalosas possíveis: torneiras de ouro, banheiras de mármore de Carrara, roupas que duravam apenas uma noite de festa, e o pior: a sensação que eles eram realmente poderosos, que nada nem ninguém poderia atingi-los. Na minha humilde opinião, aconteceu a mesma coisa com Bruno. Ele virou ídolo, achou que poderia fazer todas as suas vontades com o dinheiro e fama e deu no que deu. Principalmente por ter amigos como os que ele tem. Ou tinha, pois, agora, ele está “por conta”. Está sozinho. O time rescindiu seu contrato, a marca esportiva que o patrocinava cancelou o patrocínio e aposto que muitos dos seus “amigos” já sumiram do mapa, até a poeira baixar. Um dos inúmeros casos de “lepra social”. Eu não queria estar na cabeça dele, agora. Num dia, tinha tudo. Agora, mesmo que a “maria chuteira” reapareça com cara de cachorro que quebrou a panela e diga que era tudo uma brincadeirinha, a vida dele foi pelo ralo. Ele não tem mais nada. Mesmo que sua inocência seja provada, ele não tem direito a mais nada. Terá sorte se conseguir uma vaga em algum time de segunda divisão, de agora em diante.

Uma coisa me “alegrou”: descolaram o nome dele do nome do time que ele defendia. O time não tem culpa se ele resolve se meter com uma “maria chuteira” que tem um ou dois parafusos a menos e não é loira. O que me deixava com raiva eram as notícias sobre outro jogador do time do Rio de Janeiro, que chegou a jogar no meu Verdinho. As notícias eram as piores e ele era sempre o “ex-palmeirense”, como se não estivesse jogando em qualquer outro time. SACO!

****************************************************************************

Hoje é o último jogo oficial no Palestra. Depois, ele será fechado e deve retornar só em 2012 (ano do fim do mundo …). Vai deixar saudades. Afinal, um dos títulos mais importantes do time foi conquistado nesse “solo sagrado”.

*****************************************************************************

Espanha e Holanda fazem a final dessa Copa 2010. Tem muita gente contentinha, pois, afinal, ninguém “chega perto” dos cinco títulos do Brasil. Minha opinião? GRANDE M@#$%&A!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Palavrões não serão permitidos.
- Qualquer defesa de ideologias de esquerda será excluída, sem aviso prévio.
- Tenha cuidado com sua ortografia.
- Textos longos serão excluídos, sem aviso prévio. Aliás, nem serão lidos.