28/02/2009

IgNobel da Paz

Eu sou do tempo em que se amarrava cachorro com lingüiça, quer dizer, do tempo em que se levava a sério o prêmio Nobel. Afinal, era alcançar um nível de excelência nas áreas do conhecimento humano que afetavam diretamente a humanidade "como um todo" (argh!).

De uns tempos para cá (de 2002, para ser mais exata) a escolha dos agraciados tem sido no mínimo ... marxista (no sentido grouchiano da palavra). Cito 2002 pois foi quando um grupinho que devia ter bebido umas a mais indicou o atual presidente do país (não cito seu nome) para o Nobel da Paz. Eu me perguntei: que diabos fez o atual presidente do país para ser indicado ao Nobel da Paz?

gato-molhado

Mesmo que eu seja contra tudo o que ele faz (desde respirar), não sei de nada em sua biografia que o fizesse habilitado a ser indicado para essa láurea (eu sempre quis escrever "láurea"). Para bem do prêmio, ele não foi "laureado". Logo depois,  presentearam Al Bore e seu grupo da "Verdade Inconveniente".

AGUA!

Para 2009, indicaram ... Barak Hussein Obama e Nicolas Sarkozy, e tem também uma indicação do grupo Calypso, pelo seu trabalho humanitário junto às comindades carentes do Norte e Nordeste do Brasil. Meritória a ação, mas ...

Eu sempre achei que o Nobel da Paz deveria ser entregue a quem lutasse pela paz em escala mundial, ou que diminuísse a angústia de boa parte do mundo - caso de alguém que conseguisse diminuir a tensão na Faixa de Gaza, em Ruanda; ou que alguém conseguisse um pouco mais de liberdade em Cuba, Irã, Coréia do Norte, Afeganistão, Albânia ...

O que Obama fez, até agora, que merecesse um prêmio desses? E Sarkozy? E o grupo Calypso?

Então, eu indico as pessoas que freqüentam habitualmente o Parque da Aclimação e ajudaram a salvar algumas tartarugas, marrecos, peixes que sofreram um tremendo stress quando o lago simplesmente desapareceu, no último sábado. Ou quem trabalha, anonimamente, em alguns países do Extremo oriente - ou mesmo aqui no Nordeste do Brasil, tentando salvar crianças do turismo sexual. Estes sim, deviam receber não só um prêmio, como toda a ajuda possível.

(Informo que estou fazendo resistência passiva ao acordo ortográfico. Se querem escrever errado por preguiça, problema deles.)

Um comentário:

  1. Concordo com tudo, fiquei pasma quando soube que a criatura ignobel do calypso foi indicada, aff heim!!

    ResponderExcluir

- Palavrões não serão permitidos.
- Qualquer defesa de ideologias de esquerda será excluída, sem aviso prévio.
- Tenha cuidado com sua ortografia.
- Textos longos serão excluídos, sem aviso prévio. Aliás, nem serão lidos.