08/02/2009

Souse American Way

Eu A-DO-RO Carmen Miranda. Não é do meu tempo, diriam algumas peruas por aí. Beethoven também não é e eu A-DO-RO.
O mesmo vale para Georges Bizet, Alexandre Dumas père, Puccini, Rossini, Lev Iashin (goleiro da Seleção Soviética nos anos 50/60), Burt Lancaster e um monte de gente mais.
Uma revista que se diz de "história" fez uma matéria com a Pequena Notável (1,52 m sem as plataformas, hehe), matéria esta bem ranzinza, sobre a tal "política de boa vizinhança" que os Estados Unidos implementaram desde o momento em que entraram prá valer na Segunda Guerra Mundial (principalmente sabendo que a Argentina, com Perón e Eva, arrastavam um belo tanguito para as forças do Eixo).
Desta política nasceram Zé Carioca, Você já foi à Bahia (o desenho), todos os filmes da Carmen y otras cositas mas.
E foi por causa disso (ou da inveja que assola os brasileiros que vêem um compatriota fazendo sucesso) que vaiaram a Brazilian Bombshell num show no Cassino da Urca, e foi por causa desse episódio que ela gravou "Disseram que voltei americanizada". 
Ela nunca deu sorte no amor. Deu um péssimo passo ao se casar com o americano David Sebastian, um verdadeiro "chupa-cabra".
Bem, para ler uma biografia exaustiva da Pequena mais que Notável, é só ler o livrão de Ruy Castro, Carmen.
A seguir, uma das músicas mais tristes de Carmen.
Ah, sim, amanhã (09/02), comemora-se o centenário de nascimento dela, a primeira maluca do braasil, segundo um amigo meu. Eu não vou falar aquela bobagem de "se ela estivesse viva, estaria completando cem anos". Isso é de um ridículo de matar. 
 

Disseram que voltei americanizada
(Luiz Peixoto e Vicente Paiva)
E disseram que eu voltei americanizada

Com o "burro" do dinheiro, que estou muito rica

Que não suporto mais o breque de um pandeiro

E fico arrepiada ouvindo uma cuíca

Disseram que com as mãos estou preocupada

E corre por aí que ouvi um certo zum-zum

que já não tenho molho, ritmo, nem nada

E dos balangandãs já nem existe mais nenhum



Mas p'rá cima de mim, p'rá que tanto veneno?

Eu posso lá ficar americanizada?

Eu que nasci com samba e vivo no sereno

topando a noite inteira a velha batucada

Nas rodas de malandro, minhas preferidas

eu digo é mesmo "eu te amo" e nunca "I love you"

Enquanto houver Brasil... na hora das comidas

eu sou do camarão ensopadinho com chuchu!
0000499651-87276L_FanPix
 
Além do que, ela era MUITO BONITA!!! 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Palavrões não serão permitidos.
- Qualquer defesa de ideologias de esquerda será excluída, sem aviso prévio.
- Tenha cuidado com sua ortografia.
- Textos longos serão excluídos, sem aviso prévio. Aliás, nem serão lidos.