24/05/2009

Dia de lembranças

RUA VINTE E QUATRO DE MAIO

Distrito:
CONSOLAÇÃO

Histórico:
"O nome desta rua relembra um episódio da Guerra do Paraguai (1864-1870) ocorrido no dia 24 de Maio de 1866. Esse episódio ficou conhecido como “Batalha do Tuiuti” e foi considerada a mais sangrenta do conflito. Ocorrida em território paraguaio, a batalha foi vencida pela tríplice aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai. Nessa ocasião, o exército brasileiro foi comandado pelo General Osório. A Rua 24 de Maio teve a sua abertura autorizada pela Câmara Municipal na sessão do dia 21/04/1863. Naquele momento, iniciava-se a desapropriação dos terrenos para a concretização desse projeto entre o antigo Largo dos Curros (atual Praça da República) e o Morro do Chá. Naquela época a rua terminava na também projetada Rua Conselheiro Crispiniano que lhe é contemporânea. No ano de 1879, ela já era conhecida como “Rua 24 de Maio”, apesar de ainda não estar totalmente pronta, já que a sua ligação com a atual Av. Ipiranga e Praça da República encontrava como obstáculo duas antigas residências que foram desapropriadas pela Câmara depois de 1880, dando assim livre trânsito ao logradouro. Em 1974 foram ianugurados os “calçadões” da Rua 24 de Maio, bem como as de outras ruas do chamado “centro novo”, como a Barão de Itapetininga, D. José de Barros, Marconi e Conselheiro Crispiniano."

(tirado daqui.)

E o que tem a ver os alhos com as calças?

Tem que, nessa rua, eu comprei meu primeiro LP de Simon & Garfunkel, onde eu comprei discos de montão na Breno Rossi e na Bruno Blois, onde eu comprei meu primeiro equipamento de som (na Audio, a lógica do Som), onde eu comprei meu primeiro gravador (tape deck) decente (um Gradiente lindinho, na Bruno Blois), onde eu tomei minha primeira cerveja acompanhada, onde passei horas vagando pelas lojinhas e galerias do centro novo (quando se podia fazzer isso sem perigo) ... Ah, sim, e foi onde eu comprei o sobretudo que levei na minha primeira (e por enquanto única) viagem à Europa.

Fotos atuais do local?

24Maio2

24Maio

 

24Maio3

Estão vendo o prédio branco da esquina? Lá havia um ramo da Escola Roosevelt, de inglês. Foi onde eu descobri que era a minha praia, o aprendizado de inglês.

Ah, sim, as fotos são de minha autoria, manejando a câmera do meu "possante" celular LG .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Palavrões não serão permitidos.
- Qualquer defesa de ideologias de esquerda será excluída, sem aviso prévio.
- Tenha cuidado com sua ortografia.
- Textos longos serão excluídos, sem aviso prévio. Aliás, nem serão lidos.