17/10/2010

Um pouco de boas maneiras

Não sei se já falei no assunto, antes, mas nunca é demais tocar no assunto. Educação no ônibus.

A gente temos que ocupar esse espaço, pelo menos duas vezes ao dia (eu ocupo mais vezes, pois tomo um ônibus para ir até o metrô e tomo dois de volta para casa.)

Portanto, algumas regrinhas são básicas, para uma convivência pacífica:

1) você usa mochila? Por favor, tire-a das costas, quando entrar num ônibus/metrô/trem. Mochila não é casca de caramujo ou casco de tartaruga, que vai causar sua morte se retirada do lugar. Olha, posso dizer: mochila nas costas dá um trabalho para ultrapassar, num corredor pequeno e lotado de ônibus/metrô/trem …! Pior: os caramujos/tartarugas olham feio quando o passageiro passa e leva casco-cum-pessoa na passagem. É um fator altamente estressante.

2) você ouve mp3? Ninguém do seu lado é obrigado a ouvir o que você está ouvindo, seja Beethoven ou um funk carioca. Som mais baixo, por favor. Além do mais, isso pode te causar surdez. E, se você não for Beethoven, que era surdo como uma porta, mas tinha música nas veias, você vai ser uma pessoa chata e triste. Ah, sim, eu costumo mover os lábios cantando uma canção – mas não em volume alto – ou balanço a cabeça no ritmo da música que estou ouvindo. Pode causar duas coisas: acharem que eu sou maluca (BINGO!) ou criar uma curiosidade sobre o que eu estou ouvindo (adoraria!)

3) Por favor. Com licença. Desculpe-me. Obrigado/a. Os quatro cavaleiros da convivência pacífica. Ditos com um sorriso …! Um remédio para um dia feliz na nossa cidade bipolar!

4) Mantenha-se no seu espaço. Algumas viagens tem se tornado cansativas, por causa dos transtornos bipolares do trânsito da nossa cidade, então as pessoas têm a tendência de dormitar durante o trajeto. Tudo bem, desde que não sobre a minha pessoa! Ou a de qualquer outra pessoa, by the way. Não fique bufando porque o ônibus – ou o trânsito – não anda. Carros demais, vias de menos, você completa a conta.

5) Uma dica básica: se a pessoa ao seu lado estiver lendo um livro/jornal/revista, respeite. Ela não quer papo. Se essa pessoa estiver lendo um livro em inglês, ouvindo mp3 e movendo os lábios murmurando uma canção, esta serei eu, E EU NÃO QUERO PAPO!

6) No metrô/ônibus/trem, há assentos reservados para idosos, gestantes, mães/pais com bebês e pessoas com deficiências físicas. Respeite o lugar. PORÉM, ausentes pessoas nessas condições, o assento é livre.

7) Não me interessa se você não é petista, mas … (coloque sua reclamação/crítica aqui). Reporte-se ao ítem 5 , última linha.

Básico, né? Mas, se levado à sério, pode causar muito menos stress durante os nossos dias de serviço. Boa viagem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Palavrões não serão permitidos.
- Qualquer defesa de ideologias de esquerda será excluída, sem aviso prévio.
- Tenha cuidado com sua ortografia.
- Textos longos serão excluídos, sem aviso prévio. Aliás, nem serão lidos.